Alimentos que auxiliam no combate a gripe

Nestes períodos mais frios é comum sentir-se abalado pelos males da gripe. Acabamos optando por alimentos mais gordurosos, com alto teor calórico e laticínios do que alimentos crus e mais frescos. O ideal é cuidar da alimentação neste inverno para não deixar a saúde em déficit e poder aproveitar todas os alimentos gostosos que o inverno traz junto. Sabemos o quão importante é prezar pela saúde, por isso, a Montezzi juntou algumas informações para te ajudar a manter a saúde nesse frio!

“Uma alimentação equilibrada é o caminho mais curto para não ser ‘atropelado’ por uma gripe. Segundo a nutricionista Ana Paula Weber, existem muitos alimentos e nutrientes fontes de vitaminas, minerais e flavonoides que ajudam a fortalecer a imunidade e por isso também são conhecidos como antigripais.”
Fonte R7

Vale a dica:

“É importante lembrar que a vitamina C se perde quando o alimento é aquecido ou quando fica em contato com o ar por período prolongado, como quando preparamos um suco de fruta e não consumimos na hora”
Fonte penseleve

Portanto, o ideal é consumir estes alimentos em seu estado mais fresco possível, respeitando sempre o processo de preparo de cada um, para que os nutrientes estejam presentes na hora do consumo.

Não esqueça também de sempre consumir bastante água, para que o seu corpo tenha a base para poder sintetizar os nutrientes e processos necessários para a sua recuperação!


Frutas Cítricas: Em primeiro lugar na lista, são em geral o foco de todo tratamento antigripal. Ricas em vitaminas C, possuem vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento e manutenção do organismo. Exemplos, limão, laranja, tangerina, acerola, kiwi, morango, entre outras.


Mel e própolis: Ricos em flavonoides. Anti-Inflamatórios, bactericidas, antivirais e antifúngicos. Possui vitaminas do complexo B, além da Vitamina C.


Gengibre: A raiz possui propriedades anti-inflamatórias, expectorantes e analgésicas. É um dos melhores e um dos medicamentos mais antigos utilizados pelo homem.


Pro bióticos: Presentes em iogurtes de alta qualidade, ajudam a regular a flora intestinal, o que consequentemente auxilia no funcionamento apropriado do sistema imune. Alimentos que passam pelo processo de fermentação natural geralmente possuem agentes microbianos, muitas vezes benéficos para nós. Pesquisas recentes mostram que existe uma relação direta entre a flora intestinal e o sistema imunológico.


Alho: É um dos anti-inflamatórios mais potentes que existem, reduz a inflamação e ajuda a reduzir a congestão nasal. É potencializado quando combinado com limão, cebola ou mel.


Cebola: Utilizado as vezes como xarope, quando misturado com açúcar. Contém nutrientes que aliviam a congestão pulmonar, desinfecta a mucosa e alivia a tosse. É um alimento que deve ser consumido diariamente para que seus benefícios sejam visíveis.


Legumes e folhas escuras: Lentinhas, grão de bico, ervilhas e feijões são alimentos cheios de antioxidantes. Ajudam a fortalecer o sistema imunológico e o corpo. O ferro presente nestes grãos e em folhas escuras como a couve, rúcula, brócolis e espinafre, nutrem o sangue, dando mais energia e disposição, mesmo durante a gripe.


Peixe: É um animal rico em Ômega 3, um tipo de ácido graxo encontrado em diversos peixes. É um excelente aliado ao sistema imune.


Ovos: Ovos são cheios de minerais, inclusive zinco e selênio. Tais minerais nutrem o sistema imunológico a ponto de diminuir a quantidade de vezes que você fica gripado durante o inverno.

Portanto, já não temos mais desculpas para ficar doente! Unindo uma dieta balanceada com a prática de esportes diária, podemos manter uma vida mais saudável. Afinal, até maio deste ano, tivemos 99 casos registrados de morte por gripe no Brasil, segundo dados do ministério da saúde. Não é um número alarmante, mas é algo a se levar a sério, assim como toda doença.

Este artigo não substitui uma consulta com Nutricionistas profissionais. Todo o conteúdo pode ser encontrado nas fontes citadas. Consulte sempre um Nutricionista profissional e seu médico antes de consumir estes alimentos ou entrar em qualquer tipo de dieta.

Fontes
https://recordtv.r7.com/hoje-em-dia/benegrip-multi-dia-e-noite/fotos/conheca-alimentos-antigripais-que-ajudam-a-fortalecer-a-imunidade-30082019#!/foto/8

https://www.personare.com.br/gengibre-previne-resfriado-dor-de-garganta-e-enjoos-m4989

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