Muitos sonham em abrir sua própria gráfica. Contudo, as vezes são muitas coisas a se compreender e a ideias não consegue criar força para sair do papel. Nós da Montezzi reunimos dicas e informações de como abrir uma empresa gráfica, por isso, fique ligado!

São muitos passos a seguir de como abrir uma empresa gráfica. Muitos documentos a conseguir, muita burocracia a conhecer, por isso, não tente fazer tudo sozinho.

Abrir uma empresa gráfica demanda conhecimento, por isso a primeira coisa a se pensar é contratar um profissional de contabilidade.

Ele poderá te indicar outras ideias de como conseguir chegar até o final de como abrir uma empresa gráfica, além de conhecer todos os canais burocráticos a percorrer e toda a documentação exigida.

Abrir uma empresa gráfica demanda que você pense em diferentes escalas: federal, estadual e municipal. Existem diferentes documentos para diferentes partes, por isso pesquise e se planeje.

Abaixo listamos alguns passos essenciais para abrir uma empresa gráfica.

1º Antes de se registrar

Antes de começar o registro da sua empresa é preciso planejamento, organização e foco.

Procure o seu ponto comercial com antecedência, de preferência bem movimentado, com espaço para recebimento de materiais gráficos, estacionamento e uma entrada de fácil acesso para clientes.

O investimento em médio para se abrir uma empresa gráfica é de aproximadamente R$25.000,00. Neste valor incluímos as máquinas mais básicas. Isso, sem contar as despesas do primeiro mês que será às custas do empreendedor.

2º Documentos e contas

Como falamos antes, abrir uma empresa gráfica se torna mais fácil com a ajuda de um contador.

Existe um trâmite burocrático muito grande de modo a realmente abrir uma empresa gráfica. Nós da Montezzi citamos alguns documentos necessários abaixo:

  • CNPJ
  • Previdência Social
  • Registro na Junta Comercial
  • Contrato
  • Inscrição Estadual
  • Alvará de Funcionamento
  • Licença ambiental
  • Licença sanitária
  • Vistoria

3º Conheça o seu mercado

É importante, antes de implementar sua ideia, compreender seu público alvo. Venda o que seus clientes querem e precisam, não o que você quer.

Hoje em dia é praticamente impossível abrir uma empresa gráfica sem um site para dar todo o suporte online. Considere integrar o seu espaço digital com o físico. Para isso, estude a concorrência. Analise o que deu certo para eles e adapte para o seu negócio. Existem algumas empresas que já se estabeleceram de forma efetiva nesse meio, tal como a MediaTall, Printi, Papira, 360 Imprimir, Futura Imbatível, entre outras. Entenda que o mundo digital facilitou a funcionamento 24hrs das gráficas, considere também, pois a maior parte das gráficas operam nessa configuração.

Abrir sua empresa gráfica vai exigir que você compreenda o seu nicho de modo a levar sua empresa ao sucesso.

4º Investimento inicial

Na hora de decidir começar sua empresa leve em conta todos os custos. Não apenas o custo inicial que você precisa de como começar sua empresa, mas os gastos dos meses subsequentes também são fundamentais.

Maquinaria, decoração, além do aluguel e contas básicas devem ser levados em conta.

Não comece sua empresa com dívidas em aberto. Tome cuidado para não falir antes mesmo de começar.

5º Equipamentos e fornecedores

Fica muito difícil abrir uma gráfica sem um investimento real em impressoras. Pesquise a fundo o melhor custo benefício para você e invista seu dinheiro nas máquinas. Elas serão a parte mais importante do seu negócio. E lembre-se, caso você não tenha um conhecimento sólido em equipamentos, dê preferência para comprar de um consultor gráfico e não um vendedor.

Os equipamentos indispensáveis para montar uma gráfica são:

– Impressora
– Guilhotina
– Plastificadora
– Vincadeira
– Perfuradora

É possível montar sua gráfica rápida e básica com esses 5 equipamentos fundamenteis. Com isso você plastifica documentos, faz cadernos, cartão de visita, entre outros.

Terceirize os serviços extras que você precisa para complementar sua gráfica. O mais importante de fato seria a impressora.

6º Seu tempo

Muitos que começam uma empresa ainda não possuem a cabeça para isso. Como assim?

Além do produto e do público alvo você precisa se conhecer e compreender a mudança que terá na sua vida.

Ao se tornar um empreendedor, você agora é um líder. Com isso, você tem o poder de decidir.

Conhecer e aprofundar o seu conhecimento em tomada de decisões, liderança, gestão pessoal e outras habilidades relacionadas podem ser fundamentais para entender e levar para frente com sucesso a sua nova empresa gráfica.

E então? Está pronto para abrir sua empresa gráfica? Parece bem complicado a princípio, mas nós da Montezzi podemos te ajudar com toda questão burocrática de como abrir uma empresa gráfica. Clique aqui e saiba como abrir sua empresa gráfica conosco!

Deixamos também o link do site da ABIGRAF Nacional (Associação Brasileira da Industria Gráfica) tem todas informações específicas no ramo gráfico.