Dia do Contador

No Brasil, o Dia do Contador é comemorado em 22 de setembro. Essa data foi escolhida porque em 22 de setembro de 1945 o presidente Getúlio Vargas promulgou o Decreto-Lei nº 7.988, criando o curso superior de Ciências Contábeis no país.

A primeira comemoração ao Dia do Contador aconteceu em Brasília, em 22 de setembro de 1982, na Ordem dos Contadores do Brasil, que era presidida pelo contador e senador Gabriel Hermes Filho. O contador Harry Conrado Schüler, secretário-geral da Ordem, foi quem propôs a comemoração.

A partir de então, a data vem sendo cada vez mais comemorada em todo o país.

Prerrogativas

O Decreto-Lei nº 9.295/1946 criou o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e definiu as atribuições do contador e do técnico em Contabilidade. A Resolução CFC nº 560, de 28 de outubro de 1983, no artigo 3º, também discorre sobre as funções dos contadores e técnicos em Contabilidade.

Crescimento

Num universo de 502.175 profissionais da Contabilidade (técnicos e contadores), 64% são contadores. Uma tendência dos últimos anos, o aumento daqueles que optam pelo ensino superior contábil acompanha a adesão das mulheres à profissão. Pesquisa do CFC, em setembro de 2014, apontava que existem no Brasil 172.421 contadores e 139.748 contadoras. No Estado de São Paulo estão registrados 139.124 profissionais da Contabilidade. Destes, 79.665 são contadores, divididos em 46.131 homens e 33.534 mulheres. O estado paulista tem o maior índice de profissionais contábeis: 27%.

Ciências Contábeis, quarto curso mais procurado

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgaram, no dia 9 de setembro de 2014, os dados do Censo da Educação Superior 2013. O curso de Ciências Contábeis está entre os mais procurados pelos estudantes de graduação e ocupa a quarta colocação no ranking, com 328.031 futuros profissionais.

Em 2013, foram realizadas 7.509.694 matrículas em cursos de nível superior, 7.305.977 em cursos de graduação e 203.717 na pós-graduação. Comparando os resultados de 2012 e 2013, o curso de Ciências Contábeis subiu uma posição na lista de cursos mais procurados, passando da quinta para a quarta colocação, ficando atrás apenas de administração, direito e pedagogia.

Foram 328.031 alunos matriculados em 2013, contra 313.174 no ano anterior. A área contábil sozinha representa quase 5% de todos os cursos de graduação no país, o que significa que um em cada 20 estudantes do nível superior pretende se formar Contador.

Profissionais mais demandados

Os profissionais da Contabilidade lideram o ranking das profissões mais demandadas no Brasil em 2014. A pesquisa é feita anualmente pela Robert Half, empresa de recrutamento especialista na área financeira, e aponta para uma grande procura do mercado por profissionais da área, especialmente para o cargo de gerente contábil, que ocupa o topo da lista.

Além de listar os profissionais mais procurados, o ranking aponta as tendências do mercado nas áreas de Contabilidade, marketing, recursos humanos, tecnologia da informação e engenharia. Além da empregabilidade do setor, os pesquisadores da Robert Half identificaram uma alta procura por profissionais qualificados, com inglês fluente e conhecimentos das IFRS (Normas Internacionais da Contabilidade, em inglês International Financial Reporting Standards).

21 de setembro é o dia de São Mateus, padroeiro dos profissionais da Contabilidade

A homenagem ao Dia do Contador, muitas vezes, é confundida com a comemoração do dia de São Mateus, padroeiro dos profissionais da Contabilidade. Trata-se de um equívoco: festeja-se o dia de São Mateus em 21 de setembro.

Mateus era um publicano, ou seja, um de cobrador de impostos, na cidade de Cafarnaum, província romana cortada pelas estradas da Palestina. Dentre suas atribuições estava a elaboração das escritas contábeis e a formulação dos principais documentos de receita.

Um dia, Jesus Cristo parou em frente ao telônio (uma espécie de Receita Federal da época) e lhe disse: “segue-me!” Mateus abandonou seu posto e dedicou-se à catequização, deixando uma grande obra como escritor evangelista.

Mateus foi proclamado Celeste Patrono dos Contabilistas em 6 de agosto de 1953, por iniciativa dos Colégios de Contabilistas Italianos.

Fonte: CRC SP