Final de ano é sinônimo de festas, presentes e, para alguns, férias coletivas. Por isso a chegada do 13º salário é muito bem-vinda. Então, a primeira coisa com o qual queremos gastar esse benefício extra é pequenos luxos. Mas essa pode não ser a melhor opção. A Montezzi tem algumas dicas para você usar de forma sábia o seu 13º salário.

Pague as dívidas

Está endividado? Então a melhor destinação desse dinheiro é o pagamento de contas e outras dívidas, mesmo que seja a quitação parcial. Prefira as de valor mais alto e com juros, como cheque especial e créditos rotativos do cartão.

Pense nas despesas de janeiro

Janeiro, tradicionalmente, é o mês com mais despesas (IPTU, IPVA, material escolar, matrícula e muitas outras). E muitas vezes o salário dele não cobre todas as dívidas. Então, o 13º ou o que sobrou dele será de grande ajuda.

Adiante prestações

Se ainda sobrou algum dinheiro, certifique-se que não tenha alguma prestação correndo juros. Busque adiantar valores dos próximos meses pois, de acordo com o Código do Consumidor, você tem direito a reduzir proporcionalmente os juros e demais acréscimos.

Faça seu pé-de-meia

O Instituto Brasileiro de Certificação dos Planejadores Financeiros (IBCPF) diz que 85% dos brasileiros não têm reserva financeira. Mesmo que seja um valor pequeno, reserve parte do valor do 13º e do salário para um momento de necessidade.

Mesmo assim, não deixe de usar esse benefício para as alegrias da vida. Porque você trabalhou o ano todo e merece!

 

Fonte: UOL Economia