Todos os anos, os empregadores devem entregar a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), uma importante declaração dos vínculos empregatícios. É através dele que são identificados beneficiários do abono salarial e ainda gera dados estatísticos sobre o mercado formal. Confira 5 pontos importantes que você deve levar em conta:

Baixar o manual

No site oficial do RAIS você encontra o manual de orientação. Faça o download com as informações necessárias para um bom preenchimento e esclareça possíveis dúvidas.

Sistema de folha atualizado

Contate o seu suporte de folha e verifique se o sistema está hábil para a entrega. Redobre a atenção aos eventos da folha que integram a base da RAIS para que as informações sejam corretas.

Equipe preparada

A RAIS envolve informações cotidianas de quem lida com a rotina no departamento pessoal, porém a ferramenta não é usada no dia a dia. Atualize sempre a equipe que trabalhará na entrega da Relação para que os pontos exigidos pela lei sejam atingidos.

Planejamento do trabalho

O planejamento é fundamental devido as particularidades, complexidade e prazo de execução da RAIS. Ele determina um processo de conferência minuciosa das informações. O prazo para envio tem data ainda a definir, mas vale um alerta: estabelecimento com mais de 11 funcionários deverão transmitir a RAIS utilizando um certificado digital válido padrão ICP Brasil. Se a empresa não tem ou necessita renovação, providencie com urgência.

Evite multas

Não entregar a RAIS ou informações omitidas implicam multa variável para o empregador. Então, atentar-se ao prazo e ao valor da Darf é crucial para que essa cobrança não ocorra.

Siga esses passos e atente-se a todos os detalhes para que a entrega ocorra sem problemas!

 

Fonte: Administradores