Começar o próprio negócio é um sonho para vários trabalhadores ao redor do mundo. Este caminho pode ser seguido por simples satisfação pessoal, assim como buscando uma alternativa para o mercado de trabalho, que é concorrido e nem sempre oferece grande retorno. Porém, este processo pode ser bem complicado. É importante se informar antes de fazer sua abertura de empresa, ou um bom investimento pode ser perdido.

abertura de empresa

 

Apesar de parecer algo tão simples quanto comprar um stand, colocar seus produtos nele e começar a vender, uma “empresa” não é apenas isso. Existem muito mais detalhes envolvidos, principalmente de fiscalização. Por isso tantas pessoas costumam buscar auxílio antes de começar sua própria empresa.

Como funciona este processo?

A abertura de empresa, ao contrário do que alguns pensam, não começa quando alguém passa a fornecer seu serviço. Neste caso, esse seria considerado um trabalho informal, não caracterizado como empresa. É necessário registrar o nome da companhia e criar um CNPJ (Certificado Nacional de Pessoa Jurídica). Este documento é o que caracteriza uma empresa como entidade.

É muito importante pesquisar todos os detalhes sobre a legislação, tipo de sociedade, regras para empresas do setor específico em que você pretende atuar, entre outros. Qualquer inconsistência pode provocar um verdadeiro pesadelo fiscal se não for resolvida de antemão. Se necessário, chame um consultor para te orientar neste estágio. Será um investimento bem seguro.

Por que fazer a abertura de empresa?

Como já mencionamos, os motivos podem ser dos mais variados. O principal deles é a satisfação pessoal que um profissional tem ao adquirir autonomia sobre seu próprio trabalho e conseguir construir algo a partir daquilo. Neste caso, o novo empresário costuma ser um profissional bem experiente no ramo, já com alguns contatos e alguns recursos para investir em seu novo negócio.

Por outro lado, a abertura de empresa pode ser fruto de necessidade. Com os problemas de empregabilidade enfrentados em várias partes do mundo, é cada vez mais comum ver pessoas abrindo suas próprias empresas para conseguir alguma renda sem dependerem da carteira assinada. Em muitos casos, estes empreendedores começam como trabalhadores informais autônomos, mas transformam seu pequeno serviço em uma empresa formal, aceitando muitas vezes com o intuito de aproveitar os benefícios oferecidos às microempresas.

Tem mais alguma dúvida, ou deseja se informar melhor sobre a abertura de empresa? Então deixe um comentário logo abaixo com sua pergunta e descubra tudo que precisa saber sobre o assunto.