Mais do que nunca, existem empresas sendo abertas em todo o mundo. Com mais acesso à informação a internet possibilita alcançarmos um grande público com muito menos investimento do que antigamente. Porém, isso não tornou o processo como um todo mais fácil e simples. Ainda existem muitos aspectos que compõem a abertura de empresa em legal e profissional. Ser bem sucedido na fundação de seu próprio negócio começa com uma série de passos para que a companhia seja reconhecida, os recursos possam ser utilizados e para que não haja nenhum problema com a justiça no futuro.

Por que abrir uma empresa própria?

Existem várias respostas para esta pergunta. A abertura de empresa pode ser feita por pura e simples satisfação pessoal, no caso de alguém que sempre desejou ter total controle sobre as próprias tarefas. Ou então pode ser uma necessidade, caso o mercado de trabalho não esteja favorável e seja necessário se reinventar para conseguir pagar as despesas básicas. Em outros casos, pode ser apenas uma oportunidade aproveitada. Caso o mercado demonstre uma alta demanda por algum serviço não muito acompanhado, um pequeno investimento pode gerar grande retorno no médio prazo.

Se a carteira assinada não atende suas demandas de satisfação pessoal ou renda, talvez seja uma boa hora para avaliar as opções e se arriscar um pouco. O resultado pode ser melhor do que o esperado.

Como é feita a abertura de empresa?

Começar o próprio negócio, infelizmente, não é tão simples quanto todos gostariam. Há uma série de diretrizes que devem ser atendidas para que uma empresa possa funcionar sem entrar em conflito com a legalidade. Veja aqui alguns passos simples para começar:

  • Pesquisa de viabilidade: Dependendo do setor onde se deseja atuar, é necessário prestar mais alguma contas com a justiça. Material hospitalar, por exemplo, exige uma permissão especial para ser manejado e descartado.
  • Documentação da companhia: A abertura de empresa é feita, juridicamente, quando são emitidos o CNPJ e o Contrato Social. Ambos documentos necessários para todas as ações da companhia com relação à legalidade e para fazer o pagamento de impostos.
  • Alvarás de segurança: Por fim, caso a empresa possua um endereço físico, é feito um alvará pelo corpo de bombeiros e outro pela prefeitura. Eles atestam que o local é seguro e está apto para o funcionamento da empresa.

Tem mais alguma dúvida sobre a abertura de empresa? Então deixe um comentário com sua pergunta e descubra tudo que precisa saber sobre o assunto. Agradecemos imensamente pelo seu contato.