Os micro e pequenos empresários aumentaram muito em número nos últimos anos. Cada vez mais pessoas estão trocando a carteira assinada por um novo meio de ganhar a vida e crescer profissionalmente. Porém, este é um caminho difícil, já que não é mais necessário lidar apenas com a própria área de atuação, mas também todos os elementos burocráticos envolvidos na administração. Um destes itens em especial costuma ser o mais complicado: o dinheiro. Controlar finanças pode ser difícil mesmo em uma situação menor, como um orçamento doméstico de 3 mil. Quando se fala em uma empresa que faz transações mais altas, isso pode ficar ainda mais complicado. Por isso muitos empreendedores novos buscam um serviço de assessoria contábil para auxiliá-los em seus primeiros orçamentos e folhas de pagamento.

Como funciona esta assessoria?

De forma simples, um novo empresário que tenha dificuldade para controlar as finanças de sua empresa pode contratar uma assessoria contábil. Um profissional de finanças será enviado para auxiliar no controle de contas da empresa. Isso pode envolver algumas declarações de impostos, ajustes de margem de lucro, entre outros elementos que envolvem a saúde financeira da empresa. O assessor irá conferir todas as contas e corrigir pequenos erros, como a não separação entre o patrimônio pessoal e o da empresa, ou falta de organização dos documentos e datas de vencimento das contas.

assessoria-contabil-reducao-custos

Por que contratar um serviço de assessoria contábil?

A burocracia envolvida em grandes finanças pode confundir muito pessoas que não tenham muita experiência lidando com esta área. Em meio a esse caos de informações, muito dinheiro é perdido em taxas que poderiam ser evitas e gastos gerados sem um planejamento mais cuidadoso. O trabalho do assessor aqui é justamente tratar destes detalhes tão importantes, facilitando as delicadas finanças de uma empresa ainda em desenvolvimento.

Com os cortes de gastos gerados pela ajuda da assessoria contábil, já será possível aumentar a margem de lucro da empresa, mesmo após o assessor tirar sua merecida parte como pagamento. Além disso, a empresa evitará que dividas se acumulem e gerem taxas adicionais, o que prejudicaria severamente a saúde financeira da empresa. Sem este serviço, dificilmente uma pequena ou microempresa chega a um patamar superior de lucratividade. Quanto maior for o valor da companhia, maior será a relevância destas pequenas reduções de custo.

Tem mais alguma dúvida sobre a assessoria contábil? Então deixe seu comentário com sua pergunta e descubra tudo que precisa saber sobre o assunto.