Erros comuns em contadores iniciantes

Quando empreendedores começam seus negócios, tentam lidar com suas próprias contas para economizar dinheiro. No entanto, acompanhar cada centavo das despesas, impostos e pagamentos, é complicado e demanda muito tempo. Erros comuns em contadores iniciantes podem acontecer facilmente e isso pode acabar custando muito dinheiro aos seus negócios.

Da mesma forma como em qualquer outra área de atuação, quem está iniciando tem que lidar com a inexperiência e o processo de aprendizado. É necessário recorrer diversas vezes a meios de informação ou colegas de trabalho mais experientes para resolver questões simples. Afinal, o menor dos erros é capaz de gerar um grande e negativo impacto.

Para ajudá-lo a evitar esses erros financeiros, a Montezzi separou alguns dos erros comuns em contadores iniciantes, e mais importante, como evitá-los.

Falta de organização

Todo o processo de contabilidade requer muita organização. Você precisará registrar todas as transações, armazenar ou digitalizar recibos para referência futura, calcular impostos e muito mais. Se você não estiver organizando e armazenando informações corretamente, provavelmente deixará passar despercebido alguma transação importante ou perderá um recibo, o que pode causar problemas futuros.

Deixar de seguir um cronograma contábil

Como todas as outras responsabilidades que você tem como contador de uma empresa, manter seu cronograma atualizado é de alta importância. É importante definir uma programação regular para adicionar receitas e despesas recentes. Embora as atualizações diárias sejam ideais, você deve pelo menos inserir suas transações semanalmente.

Não se atualizar em relação à legislação

Todas as normas de contabilidade, assim como a legislação tributária e fiscal emitidas pelo CFC e CRC, são complicadas e precisam de muita atenção. Muitos erros cometidos são por falta de informação e falta de conhecimento referente às mudanças nas normas.

No ritmo no qual a legislação brasileira muda, é compreensível que seja necessária uma atualização diária da parte do contador profissional. Deixar de se atualizar constantemente é algo que incentiva o erro.

Realizar lançamento em duplicidade

Tome cuidado, pois pior do que deixar de fazer os lançamentos é fazer em duplicidade. Isso demonstra e só agrava a falta de organização da parte do contador. Mesmo que o contador não  faça o serviço operacional, ele é o responsável pelo acompanhamento e supervisão da operação. Isso é um erro comum de se acontecer conforme a empresa cresce.

Por se tratar de um problema que provém da falta de organização, minimize a frequência com um software de gestão contábil que possibilita a categorização e organização dos lançamentos de forma automatizada. Além disso um software de contabilidade torna mais fácil a visualização de relatórios o que permite acompanhar e evitar erros de uma forma mais rápida e ágil.

Deixar de utilizar um software de contabilidade

Se estiver acompanhando as finanças da sua empresa em uma planilha do Excel ou em um caderno de papel, considere atualizar seus processos com um software. Investir no software de contabilidade certo pode ajudar a evitar erros e além facilitar o gerenciamento de suas finanças.

A maioria dos softwares de contabilidade tem integração à sua conta bancária, o que significa menos trabalho manual para você e mais tempo para outras tarefas. Esses programas também facilitam o backup de seus dados em caso de emergência. Ter um software centralizando suas informações garante que você tenha todos os dados e históricos necessários, de uma forma fácil e intuitiva, para gerenciar folhas de pagamento, impostos e etc.

Conclusão

Esteja você realizando a sua própria contabilidade ou terceirizando para clientes, erros na contabilidade podem causar grandes problemas para você e seus clientes. Utilize softwares de contabilidade como os que são oferecidos por empresas como ContaAzul, Contmatic, Omie, entre outros. É melhor prevenir e enfrentar esses problemas antes que eles se tornem preocupações mais sérias.

Melhorias em atendimento na contabilidade