Os serviços de assessoria financeira atuam prestando serviço para gestores (tanto do setor público quanto do setor privado), dando suporte nas funções administrativas e financeiras da empresa e de todas as funções ligadas à gestão empresarial. O serviço é muito importante e ajuda bastante os empresários a lidar com as dificuldades do dia a dia, ensinando-lhes técnicas de negociação e gerenciamento, fazendo com ele tenha uma visão mais ampla do seu próprio negócio, entendendo as suas dificuldades e ajudando a traçar estratégias para alavancar os negócios. Os consultores são responsáveis por auxiliar o planejamento, organizar e controlar as atividades estratégicas e operacionais, estabelecendo ações, monitorando os resultados e diagnosticando os problemas que possam vir a interferir no cumprimento dos objetivos e das metas estabelecidas pela organização.

Características e principais áreas da assessoria financeira

Podemos dizer que a principal característica da assessoria financeira é a de fornecer para os empresários e gestores informações privilegiadas a respeito do mercado, assim como dar-lhes ensinamentos para identificar, tratar e administrar os problemas que podem surgir nas suas empresas, visando sempre o cumprimento das metas e o lucro dos seus investimentos.

Os processos de assessoria variam de acordo com cada caso, mas dentro das suas atividades destacam-se: o diagnóstico completo da situação financeira da empresa, direitos, obrigações, expectativas; a implantação e reorganização das informações, processos e controles financeiros; a análise e diagnóstico dos pontos críticos e oportunidades de melhorias; a implantação de sistema de gestão financeira para total controle de informações financeiras; a capacitação e treinamento de colaboradores das áreas administrativas e financeiras; a elaboração do planejamento financeiro; a análise de resultados e implantação de ações corretivas; as análises econômicas, financeiras, além de estudos de viabilidade de novos projetos e investimentos; o diagnóstico para redução e eliminação de dívidas financeiras; o acompanhamento e o monitoramento de ações corretivas e de resultados, garantindo que a empresa não perca o foco e o rumo do seu plano de ação.

Vantagens da assessoria financeira

Uma das principais vantagens de contratar os serviços de uma assessoria financeira é ajudar os clientes a diversificarem os seus investimentos. Isso é fundamental para o crescimento das finanças, principalmente em momentos de crise. Mas engana-se quem pensa que a assessoria é coisa somente para empresários gestores e profissionais liberais. Muitos trabalhadores de classe média que trabalham com pessoa jurídica procuram esse serviço para aprender uma maneira de ampliar os seus investimentos, garantindo mais rentabilidade e segurança para o cumprimento de metas futuras.

Outra grande vantagem é que o consultor pode fornecer informações que venham direto do mercado financeiro, já que eles normalmente têm contato direto com esses profissionais. Essas informações vêm sem influências e são filtradas por esse profissional, que sempre se mantém atualizado sobre qualquer mudança, como, por exemplo, as oscilações da bolsa.

Um ponto importante antes de contratar os serviços de uma assessoria financeira é analisar bem o profissional. Procurar por indicações, verificar a experiência do profissional no mercado financeiro e, principalmente, certificar-se de se tratar de um profissional de confiança. A confidencialidade, o sigilo e a descrição são imprescindíveis para não expor o cliente às situações indesejáveis.

Conheça a nossa página, leia os nossos artigos e deixe registrado sua opinião, comentário ou sugestão para novas pautas. Estamos trabalhando para oferecer sempre o melhor para os nossos clientes. Visite nossa página e não esqueça de assinar a nossa newsletter.