
Contador: Como agregar valor e manter um relacionamento com o cliente?

O contador é um profissional que deve se dedicar em cada interação com seus clientes. É de suma importância que o profissional consiga agregar valor e manter um relacionamento de longo prazo com seus clientes.
De modo que, não seja procurado somente para questões relacionadas aos impostos da empresa. Quando o contador assume o papel de um consultor de negócios, a relação tende a alcançar outro patamar e se refletir em resultados positivos, tanto para quem está sendo atendido quanto para o próprio contador.
É justamente por isso que cabe ao profissional agregar valor nas relações profissionais que ele estabelece. Com o objetivo de que consiga dar o seu melhor e proporcionar bons resultados para seus clientes.
Agregar valor é fundamental nas relações profissionais
O papel do contador mudou ao longo dos últimos anos. Tendo em vista que, o próprio mercado de trabalho passou por uma transformação que impactou todas as carreiras.
Com novos empreendimentos surgindo em diferentes áreas de atuação, o contador passou a ser requisitado para uma série de demandas.
A atuação do contador passa a se refletir não só no planejamento tributário e fiscal do negócio, como também, agregando valor através de opiniões e consultoria.
Afinal, muitas vezes o contador tem mais experiência naquele ramo que o empresário. Além disso, por ter um conhecimento aprofundado nas questões fiscais e tributárias, o contador consegue agregar em expertise e oferecer insights valiosos para o negócio.
O que faz com que se estabeleça uma relação duradoura e benéfica para as duas partes envolvidas.
O contador que só ajuda no imposto é algo do passado
Com a revolução que vem acontecendo nos negócios ao longo dos últimos anos, o papel do contador mudou nas empresas.
Sua atuação já não é mais apenas organizar as finanças e estar acompanhando as questões fiscais e tributárias.
Cabe ao contador ser um profissional que agrega, prestando um serviço de excelência e que auxilia a empresa a se destacar no mercado.
Uma vez que, o profissional tem um olhar crítico em relação aos números e consegue observar oportunidades. Afinal, pode usar a sua expertise para agregar no negócio, oferecendo insights sobre como o empreendedor poderá crescer e beneficiar a empresa.
Pesquise a empresa antes de iniciar uma interação
Você deve estar se questionando: mas como posso ajudar um empreendedor que estou indo conhecer? O primeiro atendimento é sempre uma oportunidade de impactar o potencial cliente, para que a pessoa tenha real interesse em contratar os serviços do contador.
Por isso mesmo, é importante aproveitar as informações coletadas antes de marcar a reunião para ter uma oportunidade de pesquisar sobre o negócio.
De modo que, seja possível reunir informações sobre a empresa para que possa ter uma conversa franca, onde irá mostrar os diferenciais da sua atuação como contador.
Afinal, entender o seu papel como um consultor de negócios que analisa números financeiros e dá relatórios detalhados para o empresário é um posicionamento diferenciado.
E por isso mesmo, é interessante demonstrar essas habilidades já no primeiro contato. Uma vez que, será diferente daquilo apresentado por contadores tradicionais. O que desencadeia chances de impactar esse potencial cliente e fechar negócio.
Relacionamentos de longo prazo beneficiam as duas partes
Muitos contadores apresentam certas dificuldades de manter um bom faturamento ao longo do ano, captar novos clientes e até mesmo manter a fidelidade dos empresários.
O ideal, nesses casos, é adotar uma conduta de se tornar um conselheiro do negócio, oferecendo mais que meramente a questão fiscal e tributária.
Ao adotar uma postura diferenciada, é natural que o contador tenha como resultado oportunidades diferentes. Portanto, vale a pena identificar a disponibilidade dos clientes de investirem mais para que tenham aconselhamento de um especialista em negócios.
Ao mesmo tempo, é importante que o contador se posicione no mercado, estude e realmente possa agregar. Para que a parceria seja longa, duradoura e novos clientes sejam indicados por aqueles que já estão satisfeitos com o atendimento do contador.
Sem dúvidas, a mudança faz parte da evolução da profissão e fará toda a diferença no faturamento mensal do seu escritório. Fizemos um vídeo explicando um pouco melhor sobre o assunto:
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