Marcio Montezzi • 5 de setembro de 2023

a Saiba qual a diferença entre Filial e Franquia? Filia

Muitas pessoas desconhecem a diferença entre filial e franquia. Afinal, são tipos de empresas distintas e é necessário ter atenção para que se possa saber qual a diferença prática entre os dois tipos de negócio.

Pensando sobre o tema, trouxemos as principais diferenças entre filial e franquia, para que você possa identificar qual é a melhor forma de expandir o seu próprio negócio.


A principal diferença entre filial e franquia se dá no âmbito do controle

Se a sua busca é sobre a principal diferença entre filial e a franquia, podemos destacar que o principal diferencial é justamente o controle do negócio.

No caso da filial, o controle da empresa continua sendo de quem teve a ideia do negócio. Já a franquia, é uma cessão de direito de controlar um negócio no modelo que a sua empresa criou.

Por exemplo, o Outback é uma franquia, onde cada cidade tem um franqueado que segue o modelo de negócio do criador da marca. Se fossem filiais, o dono teria que administrar a operação em cada cidade onde há uma unidade. 

Franqueando é possível ensinar o jeito correto e controlar as formas de fazer o negócio funcionar, para que se possa manter um padrão de qualidade.

No entanto, o controle do dia a dia, gestão de pessoas, custos e lucros não é diretamente dependente do dono da marca e sim do franqueado.


Franquias são rentáveis e escaláveis

Um ponto muito interessante de observar é que a franquia é um negócio escalável e bastante rentável, tanto para o franqueado quanto para o dono da marca.

O dono da marca ensina o seu modo de fazer o negócio funcionar, que é testado e comprovadamente eficiente. E em troca disso, ganha os royalties e outras taxas que são pagas pelo franqueado.

Cabe ao franqueado investir na aquisição da franquia, custeando todos os valores necessários para fazer o negócio funcionar no local escolhido.

Dessa forma, é possível levar uma empresa e seu padrão de qualidade para todas as cidades do país. Contribuindo para que se possa ter uma empresa crescendo, que garante mais força para a marca no mercado nacional.

Portanto, um franqueado acaba dando força ao outro, seja por divulgar a marca, fazer um trabalho de excelência ou gerar desejo no público consumidor.


O franqueado encontra no franqueador uma rede de suporte

Enquanto abrir uma filial exige seu próprio capital financeiro e intelectual, abrir uma franquia te dá uma rede de suporte.

Essa diferença é muito significativa, no cotidiano. Afinal, um franqueado usa um formato de negócio já testado e verificado, comprovadamente eficaz. Enquanto a pessoa que abre um negócio e filiais está correndo todos os riscos por conta própria.

Quem cria um negócio e o expande corre muito mais risco que uma pessoa que adquire uma franquia. Portanto, é interessante que cada empreendedor conheça seu próprio apetite para o risco antes de decidir como irá expandir seu negócio.

Afinal, ao abrir filiais com o próprio investimento ele precisará se dedicar, fazer a equipe crescer e se comprometer em dar o melhor.

Portanto, podemos resumir que a principal diferença entre filial e franquia está na propriedade e controle. Diante disso, as filiais são controladas pela matriz, enquanto as franquias são mais autônomas e seguem padrão de qualidade para manter o direito de permanecer usando a marca.

Seja qual for a forma escolhida de ampliar o negócio, é útil fazer o processo com uma estratégia clara para que os resultados sejam benéficos.



Contabilidade para filiais e franquias

A Montezzi Consultoria é um escritório de contabilidade, com equipe experiente e que oferece soluções especializadas para cada negócio.

Para agendar uma reunião com um de nossos especialistas e conhecer nossas soluções, basta clicar aqui.



COMPARTILHE O CONTEÚDO

Qual o melhor regime tributário após a reforma para clínica odontológicas em Santos
Por Montezzi Contabilidade 4 de dezembro de 2025
O melhor regime tributário para clínicas odontológicas em Santos após a reforma dependerá de custos, faturamento e créditos possíveis com a CBS e o IBS.
Como médicos em Santos podem reduzir impostos antes da mudança para CBS e IBS
Por Dr. Montezzi Contabilidade 4 de dezembro de 2025
Médicos em Santos podem reduzir impostos antes da CBS e IBS com diagnóstico tributário, organização financeira e escolha estratégica do regime para 2026.
Checklist tributário 2026 para prestadores de serviços em São Paulo
Por Montezzi Contabilidade 4 de dezembro de 2025
O checklist tributário 2026 ajuda prestadores de serviços em São Paulo a organizar finanças, revisar regime e se preparar para a migração à CBS e ao IBS.
Contabilidade em São Paulo para psicólogos que farão migração de regime tributário em 2026
Por Montezzi Contabilidade 4 de dezembro de 2025
Psicólogos em São Paulo podem migrar de regime tributário em 2026 com segurança ao avaliar custos, créditos da reforma e o impacto da CBS e do IBS no faturamento.
Como fisioterapeutas podem reduzir tributos com as novas regras da CBS e IBS em São Paulo
Por Montezzi Contabilidade 4 de dezembro de 2025
Fisioterapeutas podem reduzir tributos com as novas regras da CBS e IBS em São Paulo por meio de planejamento tributário, escolha do regime ideal e aproveitamento estratégico de créditos fiscais.
Como as clínicas médicas podem pagar menos com a reforma Tributária 2026 em São Paulo
Por Montezzi Contabilidade 4 de dezembro de 2025
As clínicas médicas podem pagar menos com a Reforma Tributária 2026 em São Paulo ao escolher o regime tributário correto, aproveitar créditos do IBS/CBS e aplicar um planejamento tributário especializado.
Contabilidade em SP para Regime Especial de Tributação (RET): Quando vale a pena optar pelo modelo?
Por Montezzi Contabilidade 4 de novembro de 2025
O Regime Especial de Tributação (RET) unifica tributos federais em um percentual fixo sobre a receita de incorporação, sendo vantajoso para construtoras e incorporadoras que buscam simplificação e previsibilidade fiscal.
Contabilidade em SP para adaptação ao novo modelo único de notas de serviço
Por Montezzi Contabilidade 4 de novembro de 2025
A partir de 2026, todas as empresas precisarão se adequar ao modelo nacional unificado de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e). A contabilidade em SP deve preparar sistemas e clientes para a transição.
Como ajustar o ERP e o SPED para CBS e IBS
Por Montezzi Contabilidade 4 de novembro de 2025
A partir de 2026, empresas deverão adaptar seus sistemas ERP e SPED para incluir o cálculo, registro e escrituração dos novos tributos CBS e IBS da Reforma Tributária.
Reforma Tributária: Como destacar CBS e IBS nas notas fiscais a partir de 2026?
Por Montezzi Contabilidade 4 de novembro de 2025
A partir de 2026, empresas devem indicar nos campos apropriados da nota fiscal eletrônica os valores correspondentes ao CBS e ao IBS, conforme novo modelo de tributos sobre consumo.