Marcio Montezzi • 5 de setembro de 2023

a Saiba qual a diferença entre Filial e Franquia? Filia

Muitas pessoas desconhecem a diferença entre filial e franquia. Afinal, são tipos de empresas distintas e é necessário ter atenção para que se possa saber qual a diferença prática entre os dois tipos de negócio.

Pensando sobre o tema, trouxemos as principais diferenças entre filial e franquia, para que você possa identificar qual é a melhor forma de expandir o seu próprio negócio.


A principal diferença entre filial e franquia se dá no âmbito do controle

Se a sua busca é sobre a principal diferença entre filial e a franquia, podemos destacar que o principal diferencial é justamente o controle do negócio.

No caso da filial, o controle da empresa continua sendo de quem teve a ideia do negócio. Já a franquia, é uma cessão de direito de controlar um negócio no modelo que a sua empresa criou.

Por exemplo, o Outback é uma franquia, onde cada cidade tem um franqueado que segue o modelo de negócio do criador da marca. Se fossem filiais, o dono teria que administrar a operação em cada cidade onde há uma unidade. 

Franqueando é possível ensinar o jeito correto e controlar as formas de fazer o negócio funcionar, para que se possa manter um padrão de qualidade.

No entanto, o controle do dia a dia, gestão de pessoas, custos e lucros não é diretamente dependente do dono da marca e sim do franqueado.


Franquias são rentáveis e escaláveis

Um ponto muito interessante de observar é que a franquia é um negócio escalável e bastante rentável, tanto para o franqueado quanto para o dono da marca.

O dono da marca ensina o seu modo de fazer o negócio funcionar, que é testado e comprovadamente eficiente. E em troca disso, ganha os royalties e outras taxas que são pagas pelo franqueado.

Cabe ao franqueado investir na aquisição da franquia, custeando todos os valores necessários para fazer o negócio funcionar no local escolhido.

Dessa forma, é possível levar uma empresa e seu padrão de qualidade para todas as cidades do país. Contribuindo para que se possa ter uma empresa crescendo, que garante mais força para a marca no mercado nacional.

Portanto, um franqueado acaba dando força ao outro, seja por divulgar a marca, fazer um trabalho de excelência ou gerar desejo no público consumidor.


O franqueado encontra no franqueador uma rede de suporte

Enquanto abrir uma filial exige seu próprio capital financeiro e intelectual, abrir uma franquia te dá uma rede de suporte.

Essa diferença é muito significativa, no cotidiano. Afinal, um franqueado usa um formato de negócio já testado e verificado, comprovadamente eficaz. Enquanto a pessoa que abre um negócio e filiais está correndo todos os riscos por conta própria.

Quem cria um negócio e o expande corre muito mais risco que uma pessoa que adquire uma franquia. Portanto, é interessante que cada empreendedor conheça seu próprio apetite para o risco antes de decidir como irá expandir seu negócio.

Afinal, ao abrir filiais com o próprio investimento ele precisará se dedicar, fazer a equipe crescer e se comprometer em dar o melhor.

Portanto, podemos resumir que a principal diferença entre filial e franquia está na propriedade e controle. Diante disso, as filiais são controladas pela matriz, enquanto as franquias são mais autônomas e seguem padrão de qualidade para manter o direito de permanecer usando a marca.

Seja qual for a forma escolhida de ampliar o negócio, é útil fazer o processo com uma estratégia clara para que os resultados sejam benéficos.



Contabilidade para filiais e franquias

A Montezzi Consultoria é um escritório de contabilidade, com equipe experiente e que oferece soluções especializadas para cada negócio.

Para agendar uma reunião com um de nossos especialistas e conhecer nossas soluções, basta clicar aqui.



COMPARTILHE O CONTEÚDO

Mudanças de Impostos: como se preparar para a CBS e o IBS na sua empresa
Por Marcio Montezzi 17 de julho de 2025
A CBS e o IBS vão substituir tributos atuais e exigem adaptação fiscal, contábil e estratégica por parte das empresas.
Quais vantagens do outsourcing para pequenas empresas?
Por Marcio Montezzi 17 de julho de 2025
O outsourcing oferece economia, eficiência e especialização para pequenas empresas crescerem com estrutura enxuta.
Advogado pode reduzir impostos com planejamento tributário?
Por Marcio Montezzi 17 de julho de 2025
Sim, advogados podem reduzir a carga tributária legalmente com planejamento fiscal e escolha estratégica do regime tributário
Como abrir empresa para engenheiro e pagar menos tributos?
Por Marcio Montezzi 17 de julho de 2025
Engenheiros podem pagar menos tributos ao atuar como pessoa jurídica com enquadramento fiscal adequado
Como abrir empresa para médico e pagar menos impostos?
Por Marcio Montezzi 17 de julho de 2025
Médicos podem pagar menos impostos ao abrir empresa no regime e CNAE corretos com apoio contábil especializado.
Contabilidade para clínicas e consultórios: como escolher o escritório ideal
Por Marcio Montezzi 30 de junho de 2025
A escolha do escritório de contabilidade ideal para clínicas e consultórios exige experiência no setor da saúde, domínio da legislação fiscal e suporte estratégico personalizado.
Como um escritório de contabilidade pode evitar multas fiscais na sua empresa
Por Marcio Montezzi 30 de junho de 2025
Um escritório de contabilidade pode evitar multas fiscais na sua empresa ao realizar apuração correta dos tributos e garantir o cumprimento dos prazos legais.
Contador para e-commerce: como escolher o escritório certo?
Por Marcio Montezzi 30 de junho de 2025
O escritório contábil ideal para e-commerce deve dominar ICMS, tributos sobre vendas interestaduais e oferecer suporte consultivo focado em escalabilidade.
Escritório de contabilidade para empresas de tecnologia: o que considerar?
Por Marcio Montezzi 30 de junho de 2025
Um escritório de contabilidade para empresas de tecnologia precisa entender o setor, oferecer planejamento tributário e suporte estratégico para crescimento escalável.
Contador para sua empresa: quando é hora de mudar de escritório contábil?
Por Marcio Montezzi 30 de junho de 2025
É hora de mudar de escritório contábil quando sua empresa sofre com erros fiscais, falta de suporte consultivo e ausência de planejamento tributário.