Montezzi • 22 de novembro de 2023

ReVar: Entenda Tudo Sobre o Programa

ReVar: Entenda Tudo Sobre o Programa

O ReVar é um programa criado pela Receita Federal com o intuito de auxiliar os brasileiros em relação à apuração dos impostos gerados a partir de movimentações de renda variável.

Ao longo dos últimos anos houve um crescimento expressivo no número de brasileiros que investem em renda variável.

Portanto, é natural que a Receita Federal lance mão de recursos como o ReVar para auxiliar na apuração de impostos. Nós trouxemos alguns apontamentos e informações que vão te ajudar a entender o programa. Confira tudo a seguir.

ReVar: entenda o que é

ReVar: entenda o que é

O ReVar é um programa da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil que servirá como uma calculadora oficial da Receita Federal com o intuito de calcular o imposto incidente sobre operações realizadas com ativos de renda variável.

Dessa forma, o programa irá auxiliar ao evitar que o investidor cometa erros ou tenha que fazer a apuração totalmente manual.

Uma vez que, haverá uma integração autorizada pelo investidor entre o ReVar e a B3, contribuindo para que toda a apuração seja feita em poucos cliques e o imposto devido seja pago.

Aspecto que contribui para reduzir erros, problemas com a malha fina e também atua combatendo eventuais sonegações fiscais.

Facilitação da declaração com o ReVar

Facilitação da declaração com o ReVar

Um ponto interessante é que todos os contribuintes que operam renda variável terão maior facilidade de lidar com os impostos a partir do uso do ReVar.

Tendo em vista que, o imposto será calculado e na sequência será possível apurar o imposto para pagamento do valor devido.

O ReVar é uma opção que vai passar a oferecer em tempo real a emissão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). O que facilita muito o cotidiano do investidor de renda variável.

Além disso, gera a praticidade necessária para que o pagamento seja feito em apenas alguns cliques, evitando que qualquer pagamento fique pendente por ser burocrático.

Outra facilidade oferecida pelo programa é justamente o pré-preenchimento automático da Declaração Anual de Imposto de Renda, por haver um histórico que vai facilitar o preenchimento.

Dessa forma, é possível garantir que o preenchimento da declaração anual seja mais fácil. Fazendo com que o investidor não caia na malha fina por erros no preenchimento.

Afinal, quem realiza múltiplas transações ao longo do mês naturalmente tem maior chance de cometer algum equívoco ao declarar todas as movimentações.

Contando com um pré-preenchimento confiável é natural que o investidor tenha menor burocracia na hora de lidar com a declaração anual.

Uma vez que é possível poupar tempo, evitar equívocos e otimizar todo o processo, contribuindo para que se tenha ótimos resultados ao usar o ReVar.

O programa ainda está em fase de testes

O programa ainda está em fase de testes

Por enquanto, o ReVar ainda é um programa em fase de testes, que pode ser usado por alguns brasileiros que se cadastrem por perceber que é uma opção interessante para o uso diário.

Justamente por causa da fase na qual se encontra, o programa pode apresentar alguns erros, por ainda estar em desenvolvimento.

Mas a tendência é que nos próximos anos o ReVar faça parte do cotidiano de todos os investidores brasileiros, que possam usufruir de um programa completo, eficiente e que foi desenvolvido para facilitar a apuração de impostos.

Todos os brasileiros que fazem investimentos na Bolsa de Valores operando renda variável precisam estar atentos para a questão tributária envolvida.

De modo que, não percam seus lucros das operações por causa de equívocos que geram a incidência de impostos e multas por não ter pago o que deveria em dia.

É útil ter a consultoria de um contador de sua confiança, com o intuito de garantir que todos os valores devidos sejam quitados e as questões tributárias não sejam problemáticas. 

Contabilidade é com a Montezzi

A Montezzi Consultoria é um escritório de contabilidade online sem burocracias, que oferece soluções personalizadas para todos os tipos de negócios e para auxiliar na declaração de imposto de pessoa física. Conte com a Montezzi para tirar dúvidas, declarar o imposto sobre seus investimentos e ter todo suporte necessário de um profissional especializado. Agende uma reunião com um dos especialistas da Montezzi, clicando aqui!

COMPARTILHE O CONTEÚDO

Qual o melhor regime tributário após a reforma para clínica odontológicas em Santos
Por Montezzi Contabilidade 4 de dezembro de 2025
O melhor regime tributário para clínicas odontológicas em Santos após a reforma dependerá de custos, faturamento e créditos possíveis com a CBS e o IBS.
Como médicos em Santos podem reduzir impostos antes da mudança para CBS e IBS
Por Dr. Montezzi Contabilidade 4 de dezembro de 2025
Médicos em Santos podem reduzir impostos antes da CBS e IBS com diagnóstico tributário, organização financeira e escolha estratégica do regime para 2026.
Checklist tributário 2026 para prestadores de serviços em São Paulo
Por Montezzi Contabilidade 4 de dezembro de 2025
O checklist tributário 2026 ajuda prestadores de serviços em São Paulo a organizar finanças, revisar regime e se preparar para a migração à CBS e ao IBS.
Contabilidade em São Paulo para psicólogos que farão migração de regime tributário em 2026
Por Montezzi Contabilidade 4 de dezembro de 2025
Psicólogos em São Paulo podem migrar de regime tributário em 2026 com segurança ao avaliar custos, créditos da reforma e o impacto da CBS e do IBS no faturamento.
Como fisioterapeutas podem reduzir tributos com as novas regras da CBS e IBS em São Paulo
Por Montezzi Contabilidade 4 de dezembro de 2025
Fisioterapeutas podem reduzir tributos com as novas regras da CBS e IBS em São Paulo por meio de planejamento tributário, escolha do regime ideal e aproveitamento estratégico de créditos fiscais.
Como as clínicas médicas podem pagar menos com a reforma Tributária 2026 em São Paulo
Por Montezzi Contabilidade 4 de dezembro de 2025
As clínicas médicas podem pagar menos com a Reforma Tributária 2026 em São Paulo ao escolher o regime tributário correto, aproveitar créditos do IBS/CBS e aplicar um planejamento tributário especializado.
Contabilidade em SP para Regime Especial de Tributação (RET): Quando vale a pena optar pelo modelo?
Por Montezzi Contabilidade 4 de novembro de 2025
O Regime Especial de Tributação (RET) unifica tributos federais em um percentual fixo sobre a receita de incorporação, sendo vantajoso para construtoras e incorporadoras que buscam simplificação e previsibilidade fiscal.
Contabilidade em SP para adaptação ao novo modelo único de notas de serviço
Por Montezzi Contabilidade 4 de novembro de 2025
A partir de 2026, todas as empresas precisarão se adequar ao modelo nacional unificado de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e). A contabilidade em SP deve preparar sistemas e clientes para a transição.
Como ajustar o ERP e o SPED para CBS e IBS
Por Montezzi Contabilidade 4 de novembro de 2025
A partir de 2026, empresas deverão adaptar seus sistemas ERP e SPED para incluir o cálculo, registro e escrituração dos novos tributos CBS e IBS da Reforma Tributária.
Reforma Tributária: Como destacar CBS e IBS nas notas fiscais a partir de 2026?
Por Montezzi Contabilidade 4 de novembro de 2025
A partir de 2026, empresas devem indicar nos campos apropriados da nota fiscal eletrônica os valores correspondentes ao CBS e ao IBS, conforme novo modelo de tributos sobre consumo.