Montezzi • 22 de novembro de 2023

REINF: O que é, quando fazer e muito mais

REINF: O que é, quando fazer e muito mais

O REINF é um tema que causa algumas dúvidas para os empreendedores. Para evitar problemas fiscais e tributários, é útil que o REINF seja executado por um especialista.

De modo que, não ocorram erros no processo, visando que o profissional possa entregar a máxima eficiência e seja possível garantir que a parte fiscal e tributária do negócio esteja sempre em dia.

Se você tem dúvidas em relação ao REINF, nós trouxemos algumas informações que são úteis e vão te auxiliar a lidar com os eventos da melhor forma possível.

O que é REINF?

Toda empresa que passa por eventos com retenções de tributos e outras informações fiscais deve proceder com a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf).

O Reinf é, portanto, um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Fiscal (SPED) que deverá ser usado como complemento do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

Por não ser algo do cotidiano de todos os negócios, é natural haver dúvida ou certa dificuldade de informar rendimentos pagos e eventuais retenções de impostos e contribuições.

No entanto, deixar de fazer o processo abre margem para multas e sanções. Justamente por deixar a situação da empresa irregular.

O ideal é que sempre que ocorrer o fato gerador, o documento seja preenchido e disponibilizado para os órgãos competentes. Uma vez que, o processo é importante para que toda a parte fiscal e tributária do negócio esteja em dia.

O envio de REINF é obrigatório?

Para algumas empresas, mesmo quando não há imposto a pagar é preciso enviar o documento, justamente para que toda a parte fiscal e tributária esteja em dia, como é o caso de:

●    Empresas que adquirem produto rural;

●    Pessoas jurídicas optantes pelo recolhimento da CPRB;

●    Pessoas jurídicas responsáveis pela retenção de PIS/Pasep, Cofins e CSLL;

●    Entidades que promovem eventos desportivos no território nacional.

Além de uma série de outras situações que geram a necessidade de enviar a documentação fiscal que comprova a situação.

O objetivo é que a Receita Federal esteja a par de todas as movimentações, com o intuito de garantir que as entidades, pessoas físicas e jurídicas mantenham as questões fiscais e tributárias em perfeita ordem.

Tenha um contador especializado

Na hora de lidar com as questões fiscais e tributárias, é importante ter profissionais qualificados e experientes prestando toda a assessoria e suporte necessários.

De modo que, os possíveis erros de preenchimento dos dados sejam evitados e se possa garantir que a documentação da empresa esteja em dia.

Afinal, quando a empresa é capaz de manter seus documentos em dia e prestar contas conforme os cronogramas estabelecidos pelas entidades reguladoras, é natural que o negócio possa funcionar livre de embaraços e problemas.

Não entregar a documentação fiscal em dia pode desencadear multas, perda de oportunidades e uma série de problemas para a empresa. Portanto, ter um contador especializado, capaz de auxiliar a equipe é fundamental.

Com o foco em garantir que o preenchimento de todas as obrigações fiscais e tributárias seja executado com eficiência, para que a empresa não tenha problema algum com multas e sanções.

Justamente por ser uma obrigação apenas para alguns negócios, é importante que sua empresa tenha a consultoria adequada para que possa se manter regular com todas as documentações apresentadas corretamente e dentro dos prazos estabelecidos pelos órgãos competentes. 

Respeite os prazos de envio

Toda empresa deve respeitar os prazos para o envio do REINF. O documento deve ser apresentado até o dia 15 do segundo mês subsequente ao trimestre correspondente. De modo que, a empresa não corre o risco de estar com a documentação atrasada.

Atrasos no envio dos documentos fiscais e tributários são prejudiciais não só do ponto de vista da possibilidade de multas e sanções, como também, é ruim para a imagem da marca.

Contabilidade com a Montezzi

A Montezzi Consultoria é um escritório de contabilidade que irá atender a sua demanda online sem burocracias. Nosso time oferece soluções personalizadas para todos os tipos de negócios. Para abrir uma empresa com a Montezzi, ou tirar dúvidas, agende uma reunião com um dos especialistas da Montezzi, clicando aqui!

COMPARTILHE O CONTEÚDO

Qual o melhor regime tributário após a reforma para clínica odontológicas em Santos
Por Montezzi Contabilidade 4 de dezembro de 2025
O melhor regime tributário para clínicas odontológicas em Santos após a reforma dependerá de custos, faturamento e créditos possíveis com a CBS e o IBS.
Como médicos em Santos podem reduzir impostos antes da mudança para CBS e IBS
Por Dr. Montezzi Contabilidade 4 de dezembro de 2025
Médicos em Santos podem reduzir impostos antes da CBS e IBS com diagnóstico tributário, organização financeira e escolha estratégica do regime para 2026.
Checklist tributário 2026 para prestadores de serviços em São Paulo
Por Montezzi Contabilidade 4 de dezembro de 2025
O checklist tributário 2026 ajuda prestadores de serviços em São Paulo a organizar finanças, revisar regime e se preparar para a migração à CBS e ao IBS.
Contabilidade em São Paulo para psicólogos que farão migração de regime tributário em 2026
Por Montezzi Contabilidade 4 de dezembro de 2025
Psicólogos em São Paulo podem migrar de regime tributário em 2026 com segurança ao avaliar custos, créditos da reforma e o impacto da CBS e do IBS no faturamento.
Como fisioterapeutas podem reduzir tributos com as novas regras da CBS e IBS em São Paulo
Por Montezzi Contabilidade 4 de dezembro de 2025
Fisioterapeutas podem reduzir tributos com as novas regras da CBS e IBS em São Paulo por meio de planejamento tributário, escolha do regime ideal e aproveitamento estratégico de créditos fiscais.
Como as clínicas médicas podem pagar menos com a reforma Tributária 2026 em São Paulo
Por Montezzi Contabilidade 4 de dezembro de 2025
As clínicas médicas podem pagar menos com a Reforma Tributária 2026 em São Paulo ao escolher o regime tributário correto, aproveitar créditos do IBS/CBS e aplicar um planejamento tributário especializado.
Contabilidade em SP para Regime Especial de Tributação (RET): Quando vale a pena optar pelo modelo?
Por Montezzi Contabilidade 4 de novembro de 2025
O Regime Especial de Tributação (RET) unifica tributos federais em um percentual fixo sobre a receita de incorporação, sendo vantajoso para construtoras e incorporadoras que buscam simplificação e previsibilidade fiscal.
Contabilidade em SP para adaptação ao novo modelo único de notas de serviço
Por Montezzi Contabilidade 4 de novembro de 2025
A partir de 2026, todas as empresas precisarão se adequar ao modelo nacional unificado de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e). A contabilidade em SP deve preparar sistemas e clientes para a transição.
Como ajustar o ERP e o SPED para CBS e IBS
Por Montezzi Contabilidade 4 de novembro de 2025
A partir de 2026, empresas deverão adaptar seus sistemas ERP e SPED para incluir o cálculo, registro e escrituração dos novos tributos CBS e IBS da Reforma Tributária.
Reforma Tributária: Como destacar CBS e IBS nas notas fiscais a partir de 2026?
Por Montezzi Contabilidade 4 de novembro de 2025
A partir de 2026, empresas devem indicar nos campos apropriados da nota fiscal eletrônica os valores correspondentes ao CBS e ao IBS, conforme novo modelo de tributos sobre consumo.