Montezzi • 22 de novembro de 2023

REINF: O que é, quando fazer e muito mais

REINF: O que é, quando fazer e muito mais

O REINF é um tema que causa algumas dúvidas para os empreendedores. Para evitar problemas fiscais e tributários, é útil que o REINF seja executado por um especialista.

De modo que, não ocorram erros no processo, visando que o profissional possa entregar a máxima eficiência e seja possível garantir que a parte fiscal e tributária do negócio esteja sempre em dia.

Se você tem dúvidas em relação ao REINF, nós trouxemos algumas informações que são úteis e vão te auxiliar a lidar com os eventos da melhor forma possível.

O que é REINF?

Toda empresa que passa por eventos com retenções de tributos e outras informações fiscais deve proceder com a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf).

O Reinf é, portanto, um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Fiscal (SPED) que deverá ser usado como complemento do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

Por não ser algo do cotidiano de todos os negócios, é natural haver dúvida ou certa dificuldade de informar rendimentos pagos e eventuais retenções de impostos e contribuições.

No entanto, deixar de fazer o processo abre margem para multas e sanções. Justamente por deixar a situação da empresa irregular.

O ideal é que sempre que ocorrer o fato gerador, o documento seja preenchido e disponibilizado para os órgãos competentes. Uma vez que, o processo é importante para que toda a parte fiscal e tributária do negócio esteja em dia.

O envio de REINF é obrigatório?

Para algumas empresas, mesmo quando não há imposto a pagar é preciso enviar o documento, justamente para que toda a parte fiscal e tributária esteja em dia, como é o caso de:

●    Empresas que adquirem produto rural;

●    Pessoas jurídicas optantes pelo recolhimento da CPRB;

●    Pessoas jurídicas responsáveis pela retenção de PIS/Pasep, Cofins e CSLL;

●    Entidades que promovem eventos desportivos no território nacional.

Além de uma série de outras situações que geram a necessidade de enviar a documentação fiscal que comprova a situação.

O objetivo é que a Receita Federal esteja a par de todas as movimentações, com o intuito de garantir que as entidades, pessoas físicas e jurídicas mantenham as questões fiscais e tributárias em perfeita ordem.

Tenha um contador especializado

Na hora de lidar com as questões fiscais e tributárias, é importante ter profissionais qualificados e experientes prestando toda a assessoria e suporte necessários.

De modo que, os possíveis erros de preenchimento dos dados sejam evitados e se possa garantir que a documentação da empresa esteja em dia.

Afinal, quando a empresa é capaz de manter seus documentos em dia e prestar contas conforme os cronogramas estabelecidos pelas entidades reguladoras, é natural que o negócio possa funcionar livre de embaraços e problemas.

Não entregar a documentação fiscal em dia pode desencadear multas, perda de oportunidades e uma série de problemas para a empresa. Portanto, ter um contador especializado, capaz de auxiliar a equipe é fundamental.

Com o foco em garantir que o preenchimento de todas as obrigações fiscais e tributárias seja executado com eficiência, para que a empresa não tenha problema algum com multas e sanções.

Justamente por ser uma obrigação apenas para alguns negócios, é importante que sua empresa tenha a consultoria adequada para que possa se manter regular com todas as documentações apresentadas corretamente e dentro dos prazos estabelecidos pelos órgãos competentes. 

Respeite os prazos de envio

Toda empresa deve respeitar os prazos para o envio do REINF. O documento deve ser apresentado até o dia 15 do segundo mês subsequente ao trimestre correspondente. De modo que, a empresa não corre o risco de estar com a documentação atrasada.

Atrasos no envio dos documentos fiscais e tributários são prejudiciais não só do ponto de vista da possibilidade de multas e sanções, como também, é ruim para a imagem da marca.

Contabilidade com a Montezzi

A Montezzi Consultoria é um escritório de contabilidade que irá atender a sua demanda online sem burocracias. Nosso time oferece soluções personalizadas para todos os tipos de negócios. Para abrir uma empresa com a Montezzi, ou tirar dúvidas, agende uma reunião com um dos especialistas da Montezzi, clicando aqui!

COMPARTILHE O CONTEÚDO

O que faz aumentar a restituição do Imposto de Renda
Por Marcio Montezzi 9 de abril de 2025
Para aumentar a restituição do Imposto de Renda é necessário declarar todas as despesas dedutíveis, optar pelo modelo completo e manter documentos comprobatórios.
Qual a melhor tributação para uma Empresa de Tecnologia
Por Marcio Montezzi 9 de abril de 2025
A melhor tributação para uma empresa de tecnologia é aquela que considera o CNAE, o porte da empresa e o tipo de serviço prestado.
Qual o novo limite do MEI
Por Marcio Montezzi 9 de abril de 2025
O novo limite do MEI será de R$ 130 mil por ano a partir de 2025, com base na nova lei complementar em análise no Congresso.
Guia Completo para Entregar o Imposto de Renda em 2025
Por Marcio Montezzi 16 de março de 2025
Para declarar o IR 2025, junte seus documentos, baixe o programa oficial da Receita, preencha com cuidado e envie tudo dentro do prazo.
Quem Precisa Declarar o IR 2025
Por Marcio Montezzi 16 de março de 2025
Se você recebeu rendimentos acima dos limites estabelecidos pela Receita Federal, obteve ganhos de capital ou fez operações na bolsa, precisa Declarar o IR 2025.
Quando ocorre o desenquadramento do MEI
Por Marcio Montezzi 16 de março de 2025
O desenquadramento do MEI ocorre quando o negócio ultrapassa os limites de faturamento, contrata mais de um empregado ou descumpre obrigações fiscais.
Quais são os passos para mudar de MEI para ME?
Por Marcio Montezzi 16 de março de 2025
Mudar de MEI para ME envolve enquadramento fiscal, alteração no CNPJ, emissão de novas licenças e atualização de cadastros.
Como implementar o BPO Financeiro na minha empresa
Por Marcio Montezzi 16 de março de 2025
Implementar um BPO Financeiro na sua empresa envolve planejamento, escolha do parceiro certo e integração de processos para otimizar a gestão financeira.
Quais são os custos de um BPO Financeiro
Por Marcio Montezzi 16 de março de 2025
Os custos de um BPO Financeiro variam conforme o porte da empresa, complexidade dos serviços e necessidades específicas, podendo ser personalizados para cada negócio.
Recuperação de créditos de PIS/COFINS
Por Marcio Montezzi 11 de fevereiro de 2025
A Recuperação de créditos de PIS/COFINS ocorre quando uma empresa identifica pagamentos indevidos ou a maior e solicita a restituição ou compensação desses valores.
Mais Posts