Marcio Montezzi • 23 de outubro de 2023

FGTS Digital: Entenda Tudo a Respeito

FGTS Digital Entenda Tudo a Respeito

O FGTS Digital chega em jan. 2024. Entenda para evitar erros, multas e problemas trabalhistas. Saiba mais e proteja seu negócio e equipe.

A implantação do FGTS Digital deve ocorrer em janeiro de 2024 e por isso, é natural ter dúvidas sobre todo o processo.



Tendo em vista que, é um novo formato que precisa ser compreendido para que a empresa não cometa erros que venha a prejudicar a equipe ou o funcionamento do negócio.


Afinal, equívocos podem desencadear margens para multas e problemas trabalhistas. Por isso mesmo, trouxemos mais informações sobre o FGTS digital. Confira tudo a seguir.

O que é o FGTS Digital?

O FGTS Digital é uma nova forma de gerir o processo de arrecadação da contribuição, visando que o processo seja aperfeiçoado.


A partir de então, os empregadores terão um sistema onde podem gerar guias rápidas e totalmente personalizadas, para recolher várias competências em um único documento.



Aspecto que oferece maior celeridade na contribuição, bem como, possibilita que o gestor tenha facilidade de apurar todos os valores de cada colaborador.

Digitalização para agilizar a dinâmica do empreendedor

FGTS

A digitalização do FGTS é um passo para reduzir a burocracia. Além de facilitar a apuração do FGTS, o mecanismo digital trará mais transparência para o processo.


De modo que, a relação entre o empregador e o Fundo seja otimizada. Além disso, os processos de estorno, restituição, parcelamento e compensação serão 100% digitais.



Portanto, é uma ferramenta completa, que facilita o cotidiano e otimiza a relação com o FGTS, que é um recolhimento de suma importância para a empresa e para os trabalhadores que recebem o benefício.

Recolhimento por PIX: praticidade

O FGTS Digital será recolhido aproveitando a ferramenta PIX, o que dará ainda mais facilidade para os empresários.


Uma vez que, em segundos é efetuada a leitura do QR Code e o pagamento é efetuado. Contribuindo para que a empresa cumpra com suas obrigações sem que seja necessário perder tempo no processo.



Afinal, quanto menos burocrático é o recolhimento do FGTS, melhor tende a ser o processo para todos os envolvidos.

Quando o FGTS digital começa a valer?

É importante perceber que a partir de 19/08/23 já se iniciou o período de testes com as bases reais do eSocial. Por isso, a guia passou a poder ser emitida, mas não tem valor legal.


Dessa forma, é possível que os responsáveis comecem a se familiarizar com o processo. A partir de 10/11/23 haverá o período de testes em produção restrita. O que significa dizer que pode haver uma simulação específica, mas não é necessário usar a base real do eSocial.


A partir de 01/01/24 passa a valer a obrigatoriedade do FGTS Digital, para que os empregadores possam usar somente o sistema, facilitando a apuração.



Todo o processo é feito a partir da plataforma Gov.BR, com selo de confiabilidade prata ou ouro.

No primeiro acesso é preciso conferir os dados cadastrais e informar e-mail e outros dados solicitados. É obrigação dos responsáveis manterem os dados sempre atualizados para que seja possível continuar usando o sistema.

Todas as empresas são obrigadas a usar o novo sistema?

Sim! Todas as empresas que possuem funcionários e recolhem o FGTS deverão passar a usar o mecanismo digital.



A digitalização de serviços e apuração de impostos se dá justamente com o intuito do Governo Federal de desburocratizar processos, tornando a dinâmica diária mais acessível para empresas de todos os portes.


Os contadores que assumem a responsabilidade de lidar com encargos trabalhistas poderão se atualizar para atender a nova demanda, garantindo que as empresas de seus clientes possam recolher os impostos conforme impõe a legislação.

Converse com um especialista

Ainda está com dúvidas em relação ao FGTS digital? A Montezzi Consultoria é um escritório de contabilidade que auxilia empresas na abertura e controle de seus negócios. Oferecemos soluções personalizadas para todos os tipos de negócios. Para abrir uma empresa com a Montezzi, ou tirar dúvidas, agende uma reunião com um dos especialistas.

COMPARTILHE O CONTEÚDO

O que faz aumentar a restituição do Imposto de Renda
Por Marcio Montezzi 9 de abril de 2025
Para aumentar a restituição do Imposto de Renda é necessário declarar todas as despesas dedutíveis, optar pelo modelo completo e manter documentos comprobatórios.
Qual a melhor tributação para uma Empresa de Tecnologia
Por Marcio Montezzi 9 de abril de 2025
A melhor tributação para uma empresa de tecnologia é aquela que considera o CNAE, o porte da empresa e o tipo de serviço prestado.
Qual o novo limite do MEI
Por Marcio Montezzi 9 de abril de 2025
O novo limite do MEI será de R$ 130 mil por ano a partir de 2025, com base na nova lei complementar em análise no Congresso.
Guia Completo para Entregar o Imposto de Renda em 2025
Por Marcio Montezzi 16 de março de 2025
Para declarar o IR 2025, junte seus documentos, baixe o programa oficial da Receita, preencha com cuidado e envie tudo dentro do prazo.
Quem Precisa Declarar o IR 2025
Por Marcio Montezzi 16 de março de 2025
Se você recebeu rendimentos acima dos limites estabelecidos pela Receita Federal, obteve ganhos de capital ou fez operações na bolsa, precisa Declarar o IR 2025.
Quando ocorre o desenquadramento do MEI
Por Marcio Montezzi 16 de março de 2025
O desenquadramento do MEI ocorre quando o negócio ultrapassa os limites de faturamento, contrata mais de um empregado ou descumpre obrigações fiscais.
Quais são os passos para mudar de MEI para ME?
Por Marcio Montezzi 16 de março de 2025
Mudar de MEI para ME envolve enquadramento fiscal, alteração no CNPJ, emissão de novas licenças e atualização de cadastros.
Como implementar o BPO Financeiro na minha empresa
Por Marcio Montezzi 16 de março de 2025
Implementar um BPO Financeiro na sua empresa envolve planejamento, escolha do parceiro certo e integração de processos para otimizar a gestão financeira.
Quais são os custos de um BPO Financeiro
Por Marcio Montezzi 16 de março de 2025
Os custos de um BPO Financeiro variam conforme o porte da empresa, complexidade dos serviços e necessidades específicas, podendo ser personalizados para cada negócio.
Recuperação de créditos de PIS/COFINS
Por Marcio Montezzi 11 de fevereiro de 2025
A Recuperação de créditos de PIS/COFINS ocorre quando uma empresa identifica pagamentos indevidos ou a maior e solicita a restituição ou compensação desses valores.
Mais Posts