
FGTS Digital: Entenda Tudo a Respeito

O FGTS Digital chega em jan. 2024. Entenda para evitar erros, multas e problemas trabalhistas. Saiba mais e proteja seu negócio e equipe.
A implantação do FGTS Digital deve ocorrer em janeiro de 2024 e por isso, é natural ter dúvidas sobre todo o processo.
Tendo em vista que, é um novo formato que precisa ser compreendido para que a empresa não cometa erros que venha a prejudicar a equipe ou o funcionamento do negócio.
Afinal, equívocos podem desencadear margens para multas e problemas trabalhistas. Por isso mesmo, trouxemos mais informações sobre o FGTS digital. Confira tudo a seguir.
O que é o FGTS Digital?
O FGTS Digital é uma nova forma de gerir o processo de arrecadação da contribuição, visando que o processo seja aperfeiçoado.
A partir de então, os empregadores terão um sistema onde podem gerar guias rápidas e totalmente personalizadas, para recolher várias competências em um único documento.
Aspecto que oferece maior celeridade na contribuição, bem como, possibilita que o gestor tenha facilidade de apurar todos os valores de cada colaborador.
Digitalização para agilizar a dinâmica do empreendedor

A digitalização do FGTS é um passo para reduzir a burocracia. Além de facilitar a apuração do FGTS, o mecanismo digital trará mais transparência para o processo.
De modo que, a relação entre o empregador e o Fundo seja otimizada. Além disso, os processos de estorno, restituição, parcelamento e compensação serão 100% digitais.
Portanto, é uma ferramenta completa, que facilita o cotidiano e otimiza a relação com o FGTS, que é um recolhimento de suma importância para a empresa e para os trabalhadores que recebem o benefício.
Recolhimento por PIX: praticidade
O FGTS Digital será recolhido aproveitando a ferramenta PIX, o que dará ainda mais facilidade para os empresários.
Uma vez que, em segundos é efetuada a leitura do QR Code e o pagamento é efetuado. Contribuindo para que a empresa cumpra com suas obrigações sem que seja necessário perder tempo no processo.
Afinal, quanto menos burocrático é o recolhimento do FGTS, melhor tende a ser o processo para todos os envolvidos.
Quando o FGTS digital começa a valer?
É importante perceber que a partir de 19/08/23 já se iniciou o período de testes com as bases reais do eSocial. Por isso, a guia passou a poder ser emitida, mas não tem valor legal.
Dessa forma, é possível que os responsáveis comecem a se familiarizar com o processo. A partir de 10/11/23 haverá o período de testes em produção restrita. O que significa dizer que pode haver uma simulação específica, mas não é necessário usar a base real do eSocial.
A partir de 01/01/24 passa a valer a obrigatoriedade do FGTS Digital, para que os empregadores possam usar somente o sistema, facilitando a apuração.
Todo o processo é feito a partir da plataforma Gov.BR, com selo de confiabilidade prata ou ouro.
No primeiro acesso é preciso conferir os dados cadastrais e informar e-mail e outros dados solicitados. É obrigação dos responsáveis manterem os dados sempre atualizados para que seja possível continuar usando o sistema.
Todas as empresas são obrigadas a usar o novo sistema?
Sim! Todas as empresas que possuem funcionários e recolhem o FGTS deverão passar a usar o mecanismo digital.
A digitalização de serviços e apuração de impostos se dá justamente com o intuito do Governo Federal de desburocratizar processos, tornando a dinâmica diária mais acessível para empresas de todos os portes.
Os contadores que assumem a responsabilidade de lidar com encargos trabalhistas poderão se atualizar para atender a nova demanda, garantindo que as empresas de seus clientes possam recolher os impostos conforme impõe a legislação.
Converse com um especialista
Ainda está com dúvidas em relação ao FGTS digital? A Montezzi Consultoria é um escritório de contabilidade que auxilia empresas na abertura e controle de seus negócios. Oferecemos soluções personalizadas para todos os tipos de negócios. Para abrir uma empresa com a Montezzi, ou tirar dúvidas, agende uma reunião com um dos especialistas.