3 de outubro de 2023

Sair do Emprego e Montar Empresa do Zero: Como Começar?

Para sair de um emprego e começar um negócio do zero próspero, é preciso verificar a viabilidade no negócio a ser aberto, manter a dedicação no trabalho atual e buscar suporte especializado.

O sonho de muitos brasileiros é sair do emprego e montar a própria empresa do zero. Afinal, empreender dá mais liberdade, possibilidade de ganhos e uma série de benefícios.


No entanto, é preciso fazer o processo com cautela e bom senso, para que não tenha arrependimentos ocasionados pela decisão.



Baseado nisso, trouxemos algumas dicas e informações sobre sair do emprego e montar o próprio negócio do zero, confira tudo a seguir.

Como iniciar um novo negócio e sair do trabalho atual?

Como iniciar um novo negócio

O ideal é ter bom senso ao longo do processo de sair do seu trabalho atual. Principalmente por causa do aspecto financeiro da decisão.


Tendo em vista que, empreender requer tempo de maturação do negócio e uma análise criteriosa de viabilidade para que não vivencie arrependimentos posteriores.


Afinal, se a empresa não der resultado nos primeiros meses o que é muito comum, é necessário ter de onde tirar dinheiro para se sustentar.


Por isso, é importante fazer o processo analisando com cautela a sua decisão, para que possa ser assertiva, evitando prejuízos e problemas para se sustentar.

Mantenha a dedicação ao emprego

Além disso, é interessante manter sua dedicação ao emprego. Garantindo que tenha uma boa performance durante o dia, para que consiga ter eficiência e possa manter seu emprego por um longo prazo, enquanto está se organizando para abrir seu negócio.


Afinal, você deverá se organizar paralelamente ao emprego usando seu tempo livre para se dedicar aos projetos de seu negócio próprio.


É indicado usar finais de semana, período da noite e folgas para que possa se dedicar ao seu negócio. Sem que o projeto de seu negócio atrapalhe a sua experiência como colaborador CLT.



Perceba que, você deve se dedicar como sempre, mantendo o respeito por quem paga seu salário e aproveitando a oportunidade para fazer networking, ter experiência, treinamentos e uma série de benefícios que o salário e emprego proporcionam.

Verifique a viabilidade do negócio

É interessante perceber que enquanto você está no seu emprego você pode investir para identificar se realmente há viabilidade de fazer com que sua ideia de negócio se torne algo lucrativo no longo prazo.


De modo que, possa aproveitar que você ainda tem a estabilidade de seu emprego para verificar se é uma boa ideia pedir demissão.


Justamente para que possa fazer uma transição mais suave, para um negócio que já existe e já teve suas primeiras vendas, para que não tenha problemas financeiros após sua transição.


Além disso, é importante verificar se o seu negócio realmente é compatível com uma demanda do mercado. O objetivo é evitar que sua empresa venha a falir e você fique sem fonte de renda.


Enquanto tem emprego, poderá contratar um especialista que te ajude a verificar a viabilidade do negócio. Bem como, poderá aproveitar para começar a empresa com um ritmo relativamente mais calmo.


Garantindo que impacte os primeiros clientes positivamente e na sequência, consiga começar sua transição.

Lembre-se que, um negócio pode demorar para alcançar um rendimento mensal capaz de sustentar o padrão de vida que você deseja e ser lucrativo.



Por isso mesmo, é importante fazer reserva financeira e se preparar para a transição, evitando que o processo seja abrupto e possa representar um significativo risco de perda de qualidade de vida e padrão financeiro.

Conte com suporte especializado

Aproveitar que ainda tem uma fonte de renda mensal para investir no negócio é uma ótima ideia. Até mesmo contratando especialistas que possam te ajudar a fazer uma transição saudável.


É possível aproveitar as primeiras experiências com o negócio em paralelo com o seu emprego, para definir se realmente é a transição que deseja fazer.


Afinal, existe muito glamour associado ao mundo dos empreendimentos. Quando na verdade o empreendedor é a pessoa que mais trabalha em prol de seu negócio.


E todo aquele imaginário de trabalhar quando e de onde quiser pode não se concretizar. Ao identificar a realidade e perceber os esforços aos quais precisa se submeter, é possível identificar se é o que está sonhando em fazer e diante disso, fazer a migração com um bom planejamento financeiro. Seja qual for a sua estratégia, é possível contar com a Montezzi.

Abrir um negócio agora mesmo

A Montezzi Consultoria é um escritório de contabilidade que auxilia empresas na abertura e controle de seus negócios. A empresa oferece soluções personalizadas para todos os tipos de negócios. Para abrir uma empresa com a Montezzi, ou tirar dúvidas, agende uma reunião com um dos especialistas, clicando aqui!

COMPARTILHE O CONTEÚDO

Qual o melhor regime tributário após a reforma para clínica odontológicas em Santos
Por Montezzi Contabilidade 4 de dezembro de 2025
O melhor regime tributário para clínicas odontológicas em Santos após a reforma dependerá de custos, faturamento e créditos possíveis com a CBS e o IBS.
Como médicos em Santos podem reduzir impostos antes da mudança para CBS e IBS
Por Dr. Montezzi Contabilidade 4 de dezembro de 2025
Médicos em Santos podem reduzir impostos antes da CBS e IBS com diagnóstico tributário, organização financeira e escolha estratégica do regime para 2026.
Checklist tributário 2026 para prestadores de serviços em São Paulo
Por Montezzi Contabilidade 4 de dezembro de 2025
O checklist tributário 2026 ajuda prestadores de serviços em São Paulo a organizar finanças, revisar regime e se preparar para a migração à CBS e ao IBS.
Contabilidade em São Paulo para psicólogos que farão migração de regime tributário em 2026
Por Montezzi Contabilidade 4 de dezembro de 2025
Psicólogos em São Paulo podem migrar de regime tributário em 2026 com segurança ao avaliar custos, créditos da reforma e o impacto da CBS e do IBS no faturamento.
Como fisioterapeutas podem reduzir tributos com as novas regras da CBS e IBS em São Paulo
Por Montezzi Contabilidade 4 de dezembro de 2025
Fisioterapeutas podem reduzir tributos com as novas regras da CBS e IBS em São Paulo por meio de planejamento tributário, escolha do regime ideal e aproveitamento estratégico de créditos fiscais.
Como as clínicas médicas podem pagar menos com a reforma Tributária 2026 em São Paulo
Por Montezzi Contabilidade 4 de dezembro de 2025
As clínicas médicas podem pagar menos com a Reforma Tributária 2026 em São Paulo ao escolher o regime tributário correto, aproveitar créditos do IBS/CBS e aplicar um planejamento tributário especializado.
Contabilidade em SP para Regime Especial de Tributação (RET): Quando vale a pena optar pelo modelo?
Por Montezzi Contabilidade 4 de novembro de 2025
O Regime Especial de Tributação (RET) unifica tributos federais em um percentual fixo sobre a receita de incorporação, sendo vantajoso para construtoras e incorporadoras que buscam simplificação e previsibilidade fiscal.
Contabilidade em SP para adaptação ao novo modelo único de notas de serviço
Por Montezzi Contabilidade 4 de novembro de 2025
A partir de 2026, todas as empresas precisarão se adequar ao modelo nacional unificado de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e). A contabilidade em SP deve preparar sistemas e clientes para a transição.
Como ajustar o ERP e o SPED para CBS e IBS
Por Montezzi Contabilidade 4 de novembro de 2025
A partir de 2026, empresas deverão adaptar seus sistemas ERP e SPED para incluir o cálculo, registro e escrituração dos novos tributos CBS e IBS da Reforma Tributária.
Reforma Tributária: Como destacar CBS e IBS nas notas fiscais a partir de 2026?
Por Montezzi Contabilidade 4 de novembro de 2025
A partir de 2026, empresas devem indicar nos campos apropriados da nota fiscal eletrônica os valores correspondentes ao CBS e ao IBS, conforme novo modelo de tributos sobre consumo.